quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Garrafinhas

Acho que todos nós ciclistas sabemos que as garrafinhas d’água, quando não são bem cuidadas, acabam virando um verdadeiro criadouro de bactérias.

O principal problema, e também a mais prejudicial á saúde, que acontece com as garrafinhas quando não são bem limpas, é a criação de limo, que são aquelas manchas escuras que aparecem na garrafa. Essa sujeira é extremamente contaminante e pode causar a transmissão de doenças como hepatite A, salmonela, gripe e bactérias como E. coli, estafilococos e estreptococos.




Uma forma simples de limpar é a seguinte: Existe um produto que é vendido em super mercados, que serve para esterilizar alimentos, utensílios de cozinha… etc… Esse produto é a base de hipoclórito de sódio. Existem várias marcas e o produto custa menos de 10 reais.




Atrás do recipiente vem as instruções de uso e a quantidade que deve ser utilizada para cada caso.




Basta pingar as gotas, encher de água e deixar no mínimo 20 minutos. Daí é só lavar com detergente mesmo que tá ZERO! Essa substância tira o limo e esteriliza a garrafinha. Faça isso uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo do tanto que você usa a garrafinha, que evitará problemas.




Eu gosto de abrir o bico da tampa e colocá-la de cabeça para baixo na garrafa, é bom que já limpa o bico. Uma outra alternativa é se você tiver uma bacia, colocar as gotas na água da bacia e submergir a garrafa e a tampa na água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário