COMO PREPARAR UMA BEBIDA CARBOIDRATADA
Ao mesmo passo, tem-se que a ingestão de carboidratos não deve ser superior a 80g por hora por litro, sendo um valor médio 50 a 70g de carboidrato por hora por litro.
Caso a ingestão ultrapasse as 80g, há efeitos colaterais que acabam por prejudicar o rendimento do atleta, pois valores acima do citados, não há uma absorção correta, o que lentifica todo o processo de absorção e esvaziamento gástrico, tais efeitos são relatados como desconforto gástrico, “sede” em demasia, vômitos, diarreia.
Então, além evitar a queda no rendimento por tais disfunções há uma dispêndio inteligente do seu preparo, evitando “desperdícios” e levando a uma pequena economia do produto e principalmente financeira.
Com o real intuito de auxiliá-los a preparar suas bebidas carboidratadas de maneira mais efetiva, temos então:
- Quantidade de carboidrato a ser ingerido por hora: 60 g/l
- Quantidade de água a ser ingerida a cada 15 minutos: 3ml/kg de peso corporal
- Volume da caramanhola: 600ml
- Regra de três:
60g - 1000ml (recomendação da ingestão de carboidrato)
X g – 600ml (volume da caramanhola)
X= 36 GRAMAS DE CARBOIDRATO em cada GARRAFA DE 600 ml
Porém vale ressaltar que estamos tratando do valor de carboidrato, então para se chegar a um valor realmente próximo aos desejável, é necessário ler o rótulo da embalagem, e realizar outro cálculo de regra de três para se conseguir as 36 gramas de CARBOIDRATO. Exemplificando: ao ler o rótulo de um preparo de bebida carboidratada vemos que além de carboidrato existem outras substancias, sendo assim em 5 colheres de sopa existem 50g do produto, destas 46g são de carboidrato. Então adotaremos a seguinte conta:
5 colheres – 50 gramas do produto – 46 gramas de carboidrato
X colheres – X gramas do produto – 36 gramas de carboidrato ( valor referente a uma garrafinha de 600 ml )
Logo, X = 40 gramas do produto ou 4 colheres.
Vale ressaltar que de acordo com as condições climáticas, a bebida poderá ser preparada mais concentrada ( dias de muito calor) ou diluída (dias de muito frio), sempre oscilando entre os valores médios de 50 a 70g de carboidrato por litro.
Assim esperamos ter esclarecido sobre a “montagem” das bebidas carboidratas no intuito de propiciá-los excelentes treinos, competições e resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário