quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Você Sabia?


Retirado do fórum pedal.com.br. Aplicável ao grupo pelas boas informações.

No Pelotão:

- Esteja atento 110% do tempo;
- Mantenha sua linha;
- Mantenha a calma;
- Seja educado;
- Seja previsível;
- Importe-se com os outros ciclistas;
- Pedale olhando pra frente;
- Sinalize obstáculos ou qq objeto que possa causar problemas;
- Evite movimentos bruscos;
- Ninguém é surdo, grite só em emergência;
- Evite freios, para diminuir a velocidade levante um pouco o tronco e se exponha mais ao vento, vc diminui suavemente sem assustar o ciclista de trás;
- Esteja atento 110% do tempo;
- Não vá puxar o pelotão sem antes se apresentar e pedir licença para participar do revezamento;
- Quer contribuir puxando o pelotão? Não mude o ritmo;
- Se vc está na cabeça do pelotão, escolha sempre o caminho mais limpo e retilíneo;
- GERALMENTE os pelotões tem "patrons". Informe-se sobre quem são eles;
- Lembre-se que tem gente atrás de vc, cuidado ao comer, assoar o nariz, cuspir, peidar, mijar (triatleta detected), ou qq coisa que vc não gostaria caindo em vc;
- O vento é seu pior inimigo, aprenda a se defender dele;
- Aprenda a pular pequenos obstáculos;
- Mantenha-se a uma distância segura do ciclista adiante;
- Cuidado ao levantar da bike para pedalar, o balanço da bicicleta pode derrubar o ciclista de trás;
- Atente-se a movimentação do ciclista a sua frente, ele pode começar a pedalar em pé de repente diminuindo muito rápido a distância entre a sua bicicleta e a dele;
- Não deixe que sua roda dianteira ultrapasse a roda traseira do ciclista adiante;
- Não feche um "gap" (lacuna) de forma abrupta, vá aumentando gradativamente o ritmo até chegar no ciclista adiante;
- Caso haja necessidade de se locomover dentro do pelotão, sinalize, use suas mãos como as setas dos automóveis;
- Seres vivos as vezes aparecem, seja cachorro, cavalo, vovozinha com sombrinha, criança atrás de bola, linha de pipa, etc etc etc. muito cuidado, diminua o ritmo para garantir a segurança;
- Esteja atento 110% do tempo;
- Se começar a descida e vc está na frente, continue pedalando, isso evita o acionamento dos freios dos ciclistas atrás de vc;
- NÃO USE CLIP (geralmente usados em bicicletas de CR ou TT)
- Evite usar fones;
- Use sempre capacete;
- Utilize óculos;
- Contato entre os ciclistas acontecem e é uma coisa normal e corriqueira, seja ombro com ombro, guidão com guidão. Esteja preparado;
- Se não está em condições de puxar o pelotão e é sua vez, retire-se elegantemente;
- Se não está em condições de revezar, permaneça no fundo pelotão;
- Se está no fundo do pelotão, preste atenção redobrada. Obstáculos a frente são um perigo nesse tipo de situação.
- Cuidado ao manusear caramanholas enquanto estiver em movimento;
- Se só possuir uma MTB e quer andar no pelotão de road bikes, seja elegante, permaneça no fundo, entenda que você será um estranho no ninho e pode haver preconceito por parte dos mais bestas;
- e não se esqueça de estar atento 110% do tempo;

Pedalando em Grupo:

- Conheça os ciclistas que estão com você;
- Todos tem que contribuir com o pelotão na devida proporção;
- Informe-se sobre o percurso;
- Não deixe ninguém para trás, a segurança do grupo é responsabilidade de todos;
- Tente sempre fazer um revezamento, a prática leva a perfeição;
- Ninguém gosta de um "chupa-rodas";
- Combine um gesto para indicar a troca do ciclista que está puxando, o gesto universal é um movimento com o cotovelo sem tirar as mãos do guidão;
- Tente fazer com que o grupo seja o mais uniforme possível;
- Faça o revezamento de preferencia para o lado mais seguro;
- Se vc é um escalador e quer subir o morro mais rápido, sem problemas, mas não esqueça dos companheiros e reagrupe no plano;

Revezando:

- Puxar - sem arrancadas, mantendo o ritmo ou aumentando suave, e sem deixar torrar até cair o ritmo - saia da frente antes disso, não obrigue os outros a ultrapassá-lo.
- Saia da frente - antes de reduzir o ritmo, desviando de forma nítida uma bike para o lado, de preferencia para um lado já conhecido do grupo, ou natural pelo local onde estão passando.
- Saindo - sinalize com a mão ou balançando o cotovelo, gesto universal pra pedir o revezamento.

Só então, após ver a atitude do pelote já te ultrapassando, reduza e procure abrigo do vento - se quiser entrar numa brecha ou na roda de alguém para voltar ao reveza, sinalize e peça para entrar na frente de alguém.

Competindo:

- Procure saber quais são os ciclista mais fortes, eles devem ser marcados;
- Monte uma estratégia: onde vc vai atacar, onde vale a pena apertar o ritmo, analisar se vale a pena entrar numa fuga, etc;
- Respeite seu condicionamento e saiba sobrar, permaneça em linha reta;
- Se afogar na meta volante, levante a mão antes de parar de pedalar;
- Está na fuga mas não tem força e não quer revezar? A etiqueta diz que é deselegante disputar chegada, mas se fizer isso, lembre-se, só funcionará uma vez, na próxima ficará marcado;
- Vá se posicionando no pelotão, em 98% do tempo é possível, perto da chegada vai ser complicado;
- Existem varias maneiras de se posicionar no pelotão, desde um simples pedido, até analisando o ciclista mais fraco que está deixando formar um vão entre ele e o ciclista da frente;

"Sprintando":

- Os últimos kilometros são os mais tensos, muitos toques e encontrões, dá quase pra cortar o ar com uma faca, concentração é muito importante nessa hora e muitos acidentes acontecem justamente nesse momento;
- Comece a se posicionar com antecedência, o ritmo frenético não vai permitir isso no ultimo kilometro;
- Não seja desonesto, desviar de obstaculo na pista no ultimo momento para atrapalhar o ciclista de trás, frear desnecessariamente etc, são condutas perigosas e podem gerar acidentes gravíssimos;
- Nos metros finais, escolha uma linha reta e despeje toda sua potência, não fique cortando de um lado pro outro;

Pelote na ponta da língua:

Puxar o pelotão = Andar na frente do pelotão cortando o vento.
Escalera = Paceline = Revezamento de atletas alternando quem está puxando.
Andar na roda = Se proteger do vento atrás de outro ciclista.
Chupar roda = Termo pejorativo, mas essencialmente é se proteger do vento, mas não colaborar fazendo força no pelotão.
Pica pau = Termo antigo para novatos do ciclismo. Os novatos não sabiam colocar a marcha direito (o cambio não era indexado) e ficava fazendo tec-tec-tec-tec, igual um pica pau.
Patron = Ciclista que não necessariamente é o mais forte do grupo, mas tem liderança e é respeitado.
Atacar = Se destacar do pelotão ou grupo acelerando o ritmo abruptamente;
Fuga = Um ataque que deu certo;
Caça foice = Ciclista que não tem habilidade suficente pra andar em pelotão, pondo em risco à todos com algumas atitudes, como não manter a linha, andar em zig-zag, frear abruptamente, etc etc etc;
Facada = Zig zag no pelotão;
Chiclete = Ciclista que não mantêm uma distância fixa entre ele e o ciclista da frente;
Sobrar = Pegar fogo = Não aguentar o ritmo do pelotão e ficar pra trás;
Rodeiro = Ciclista do pelotão;
Gregário = Ciclista cuja função é proteger e ajudar o lider da equipe;
Escalador = Ciclista que se destaca nas subidas;
Passista = Rolador = Ciclista que tem ritmo forte e constante;
Trem = Quando a equipe se alinha próximo da chegada para lançar o sprinter;
Lançador = Ultimo ciclista a sair da frente do sprinter;
Sprinter = Ciclista especialista em "arrancada", consegue gerar muita potência num curto espaço de tempo e distância;
Cavalo Paraguaio = Ciclista fogo de palha que dispara, mas não tem passo suficiente pra se manter na frente;
Tiro = Sprint = Despejar praticamente toda a sua potência numa arrancada;
Passo = Ritmo constante da pedalada;
Cadência = Velocidade da pedalada, geralmente medida em ciclos/beats/voltas por minuto;
Criterium = Corrida dentro de um circuito com varias voltas;
CR = Contra Relógio = TT = Time Trial = Modalidade de corrida em que o tempo é seu maior rival, na maioria das vezes é individual, mas tem por equipes tbm. São usadas bicicletas especiais, do tipo que não pode andar no pelotão;

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