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A SRAM acaba de lançar o novo cubo Boost 148, mais forte, para Enduro e All Mountain agressivo.
SRAM 2016 - Sistema Boost traz novos eixos 148mm e 110mm
A SRAM anunciou oficialmente hoje seus novos produtos com o padrão aberto, criados no ano passado, Boost 148. Isso traz não só um novo tamanho de eixo traseiro de 148x12mm, mas também um novo padrão de pedivela e tamanho de eixo dianteiro - consequentemente novas suspensões dianteiras.
Porque mais um novo padrão ?
A ideia do novo padrão 148 surgiu inicialmente pela necessidade de rodas, principalmente 29", mais fortes para enduro e all mountain agressivo. Com esse pequeno aumento na largura do eixo, é possível enraiar as rodas com ângulos que tornam o conjunto da roda mais rígido e forte, resultando em melhor controle e eficiência. São apenas 6mm de diferença, 3m em cada lado, mas que, segundo os engenheiros, fazem toda a diferença. A marca diz que uma roda 29" enraiada em um cubo 148mm é tão rígida quanto uma 27.5mm enraiada no padrão 142mm, usando o mesmo aro e raios.
Além da melhoria nas rodas, a SRAM afirma que o novo padrão permite criar quadros com menores chainstays (tubo de corrente), maior compatibilidade para pneus largos, pivôs da suspensão traseira mais largos (e mais rígidos) e ainda uma maior gama de opções de coroas.
Além da melhoria nas rodas, a SRAM afirma que o novo padrão permite criar quadros com menores chainstays (tubo de corrente), maior compatibilidade para pneus largos, pivôs da suspensão traseira mais largos (e mais rígidos) e ainda uma maior gama de opções de coroas.
Eixo dianteiro 110mm e compatibilidade com 27.5+
Não faria tanto sentido ter rodas traseiras mais fortes e não mexer nas rodas dianteiras, então a SRAM adotou a nova largura de 110mm para o eixo dianteiro. O argumento é o mesmo: os 5mm a mais de cada lado permite enraiar a roda de forma mais forte. A parte ruim é que as suspensões são específicas para esse eixo, tornando as suspensões antigas incompatíveis. As notícia boa é que as novas suspensões, serão compatíveis com um outro padrão, o 27.5+.
O que é 27.5+ ?
Esse padrão começou a ter mais destaque no ano passado e, de forma resumida, são rodas 27.5" que podem ser usadas com pneus mais largos que o normal, como os 27.5" x 3.0. Assim como nas Fat Bike, os pneus bem mais largos trazem um maior controle e tração. Para quem gosta dos números, para poder ter uma ideia comparativa, os pneus normalmente usados nas rodas 29" e 27.5" tradicionais em all mountain tem tamanho entre 2.0" e 2.4". No downhill com aros 26", o mais comum é entre 2.35" e 2.50" e nas Fat Bikes, os pneus normalmente ficam entre 4.0" e 4.8".
Novos Produtos
Suspensões
Como dissemos, novas suspensões foram criadas para compatibilidade com o eixo dianteiro maior. Inicialmente serão oferecidas versão Boost da Rock Shox Sid, Reba e Pike. Todas tamanho 29" e compatíveis com 27.5+, exceto a Pike, que além desta terá também uma versão 27.5" apenas.
Pedivelas XX1 e X1 1400
Os novos pedivelas, somente com aranha de 24mm, terão uma versão Boost. Serão oferecidos apenas para uma coroa. Serão compatíveis apenas se montados com cubos 148mm, para ter o chainline de 52mm. O Q-Factor não será alterado.
Rodas ROAM 40 e cubos X0 e série MTH 700
As rodas ROAM 40 terão os novos tamanhos de eixo e serão oferecidas em 27.5"e 29". Já os cubos terão a opção do novo tamanho.
Compatibilidades
Inicialmente, se a roda tiver o padrão 148mm, será obrigatório usar o novo pedivela para poder manter o novo chainline de 52mm. Adaptações da tampa lateral dos cubos 142mm para quadros 148mm não vão funcionar, já que o tamanho do cubo efetivamente mudou. Nada parece impedir usar apenas rodas traseiras 148mm, mas manter a roda dianteira como 100mm ao invés de 110mm, evitando mudar a suspensão dianteira.
Matéria do Pedal.com
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