sábado, 24 de novembro de 2012

Agora é assim: "Champions League" do ciclismo".



Uma ideia inspirada no maior campeonato interclubes de futebol pode, em um futuro não muito distante, mudar os campeonatos de ciclismo. Concebida pelo magnata tcheco Zdenek Bakala, proprietário da equipe Omega Pharma-Quick Step, a ideia é criar algo similar à Liga dos Campeões da Europa: As melhores equipes competindo nas melhores provas. Bakala disse estar disposto a investir de dez a vinte milhões de euros e a UCI já discute com o empresário a viabilização do projeto.

"Essas discusões dizem respeito ao potencial financeiro desse novo projeto que a UCI e outros interessados pelo ciclismo querem promover e organizar nesse novo calendário", informou um comunicado da entidade.

"Zdenek Bakala e Bessel Kok (parceiro de Bakala) são fãs do ciclismo que já fizeram muito pelo esporte e desejam investir ainda mais. Isso demonstra a confiança que eles tem no ciclismo e nós estamos dispostos a ser parceiros dos times e de outros. Nós queremos fazer um anúncio o quanto antes no próximo ano", disse o presidente da UCI, Pat McQuaid.

De acordo com o jornal italiano, Gazzetta dello Sport, Bakala já teria um acordo com oito a nove equipes, entre elas a Omega Pharma, BMC Racing, Garmin-Sharp e Cannondale. E além de McQuaid, ele teria o apoio do ex-presidente da UCI, Hein Verbruggen.

A nova Liga teria as 18 melhores equipes, similar ao que já acontece no World Tour atualmente. Elas competiriam entre si em 20 provas por ano, incluindo os Grand Tours. Bakala e os investidores seriam os responsáveis pelas premiações e a distribuição das cotas de TV para as equipes. À UCI, caberia a criação de um ranking. Bakala, no entanto, quer que o sistema anti-doping seja feito por uma empresa terceirizada.

Bakala acredita que a Liga esteja pronta dentro de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário