Postura do corpo
º Cabeça: mantenha a
cabeça perpendicular à estrada para que seu ouvido interno possa manter o
equilíbrio. Os olhos devem estar postos adiante na estrada, já que o
normal é seguir a direção para onde eles estão olhando.
º Torso: abaixe o torso dobrando
os cotovelos e deslizando as nádegas para trás a fim de distribuir mais
peso sobre a parte posterior da bicicleta. As costas devem estar
paralelas ao tubo superior.
º Mãos: mova as mãos para a parte
inferior do guidão a fim de ter o máximo de controle da bicicleta e
obter melhor acesso às alavancas de freio, assim como para abaixar seu
centro de gravidade. Dependendo de sua confiança sobre a bike,
habilidade e velocidade ao entrar na curva, você poderá também colocar
as mãos em cima do guidão. De qualquer forma, posicione-se já bem antes
de chegar à curva. Não aperte o guidão. Segure-o com firmeza para guiar,
em vez de formçar a bicicleta pela curva.
º Braços: dobre os cotovelos para
ter uma posição aerodinâmica melhor, que reduza a resistência do ar.
Isso permitirá manter o máximo de velocidade pela curva, absorver o
choque em qualquer solavanco e diminuir o centro de gravidade do torso.
º Pés: Coloque os pés firmemente
nos pedais para sustentar o peso conforme o seu movimento no selim, a
fim de ganhar equilíbrio. O pé de fora da curva mantém seu peso dentro
de uma volta estreita.
º Joelhos: pressionar o lado
interno do joelho contra o tubo superior permite manter a pressão do
pedal de fora durante a curva e tornar a bicicleta mais estável enquanto
inclina. Desloque os quadris um pouco para fora do selim e coloque mais
peso na perna de fora. Coloque as mãos na parte inferior do guidão,
curve os cotovelos e mantenha as costas abaixadas, paralelas ao tubo
superior. Outra técnica é colocar o lado interno do joelho para fora do
tubo superior, assim como fazem os pilotos de moto. Embora seja uma
técnica muito difundida, não é recomendada por criar instabilidade.
Fonte: “Programa de Treinamento de Lance Armstrong”, de Lance Armstrong e Chris Carmichael.
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