quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como manter a postura na bike ? Você sabe?

Postura do corpo 



º Cabeça: mantenha a cabeça perpendicular à estrada para que seu ouvido interno possa manter o equilíbrio. Os olhos devem estar postos adiante na estrada, já que o normal é seguir a direção para onde eles estão olhando.
º Torso: abaixe o torso dobrando os cotovelos e deslizando as nádegas para trás a fim de distribuir mais peso sobre a parte posterior da bicicleta. As costas devem estar paralelas ao tubo superior.
º Mãos: mova as mãos para a parte inferior do guidão a fim de ter o máximo de controle da bicicleta e obter melhor acesso às alavancas de freio, assim como para abaixar seu centro de gravidade. Dependendo de sua confiança sobre a bike, habilidade e velocidade ao entrar na curva, você poderá também colocar as mãos em cima do guidão. De qualquer forma, posicione-se já bem antes de chegar à curva. Não aperte o guidão. Segure-o com firmeza para guiar, em vez de formçar a bicicleta pela curva.
º Braços: dobre os cotovelos para ter uma posição aerodinâmica melhor, que reduza a resistência do ar. Isso permitirá manter o máximo de velocidade pela curva, absorver o choque em qualquer solavanco e diminuir o centro de gravidade do torso.
º Pés: Coloque os pés firmemente nos pedais para sustentar o peso conforme o seu movimento no selim, a fim de ganhar equilíbrio. O pé de fora da curva mantém seu peso dentro de uma volta estreita.
º Joelhos: pressionar o lado interno do joelho contra o tubo superior permite manter a pressão do pedal de fora durante a curva e tornar a bicicleta mais estável enquanto inclina. Desloque os quadris um pouco para fora do selim e coloque mais peso na perna de fora. Coloque as mãos na parte inferior do guidão, curve os cotovelos e mantenha as costas abaixadas, paralelas ao tubo superior. Outra técnica é colocar o lado interno do joelho para fora do tubo superior, assim como fazem os pilotos de moto. Embora seja uma técnica muito difundida, não é recomendada por criar instabilidade.
Fonte: “Programa de Treinamento de Lance Armstrong”, de Lance Armstrong e Chris Carmichael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário